sexta-feira, 16 de julho de 2010

Ábaco na sala de aula


Atualmente trabalho com alunos do ensino fundamental e gostaria de falar sobre um trabalho que faço com meus alunos, geralmente na primeira unidade.

A proposta é trabalhar os conceitos de Adicão e Subtração, utilizando para isto a construção e utilização do ábaco.
1º Passo: Distribuir para os alunos pedaços de isopor previamente cortados em formato de retângulos.
2º Passo: Distribuir para os alunos quatro pedaços de palitos de churrasco.
3º Passo: Enfiar os palitos no isopor de forma que um tenha a mesma distância dos outros, e por fim, classificar cada coluna com ‘U’ para representar as unidades simples, ‘D’ para as dezenas, ‘C’ para as centenas e ‘M’ para representar a classe dos milhares.
Desta forma o ábaco já foi construído, basta agora trabalharmos as operações de adição e subtração. Uma dica importante é representar o número no ábaco e depois copiar no quadro, realizar a operação de adição ou subtração no ábaco e depois verificar no quadro, sempre solicitando a ajuda dos alunos para realizar tais atividades.
Vale ressaltar que com o ábaco podemos mostrar aos alunos o porquê do ‘vai um’ que ocorre tanto na adição quanto na subtração. Acredito que esta atividade age de forma significativa na construção do conhecimento e espero que possa ser útil na prática pedagógica.

3 comentários:

  1. Rosa seu blog esta muito bom, sua proposta do uso do ábaco é muito interessante, afinal é um instrumento antigo porém muito inteligente e pode ajudar de forma prática, lúdica e colorida a aprendizagem da matematica, gostei da sua barra de vídeos também muitas propostas boas para trabalhar em sala.Continue!!

    ResponderExcluir
  2. olá, Rosa. Sou jornalista em SP e estou fazendo uma reportagem sobre ábaco. Gostaria muito de falar com você, você pode entrar em contato comigo, por favor? Meu e-mail é renata.costa@gmail.com Obrigada!

    ResponderExcluir